Teclas de atalho 3d max

Aqui lhes apresento algumas Teclas de atalho 3D Max para acelerar seus trabalhos no programa de modelagem.. Bom
aprendizado!!!

 


CTRL+A: seleciona todos os poligonos
CTRL+I: investe a seleção
CTRL+SHIFT+W: solda os vertex e edges (WELD)
CTRL+N: habilita a janela de calculo numérico
CTRL+Y: Redo
CTRL+L: Default Lighting
CTRL+M: MeshSmooth(poly)
CTRL+backspace: Para excluir uma edge e todos os seus vértices de uma vez só!
CTRL+X: tela cheia (Expert Mode)
CTRL+C: cria uma camera de acordo com a posição que se encontra na vista
ctrl+backspace: utiliza-se quando queremos deletar uma seleção de edges e seus vertex correspondentes.
CTRL+ALT+BOTÃO_DO_MEIO: zoom in/zoom out

ALT+BOTÃO_DO_MEIO: rotaciona a viewport (ARC ROTATE)
ALT+Q: isola o objeto selecionado (ISOLATION MODE)
ALT+W: max/min viewports
ALT+A: alinha os objetos (ALIGN)
ALT+C: habilita a ferramenta "CUT"
ALT+X: deixa o objeto selecionado transparente (See-Through)
ALT+R: faz uma seleção em anel (RING)
ALT+L: faz uma seleção em volta (LOOP)
ALT+6: oculta a main toolbar

SHIFT+ARRASTO DO MOUSE: cria novos poligonos
SHIFT+L: esconde e mostra as luzes do cenário
SHIFT+c: esconde e mostra as cameras do cenário
SHIFT+H: esconde e mostra os helpers do cenário
SHIFT+G: esconde e mostra as geometrias do cenário
SHIFT+S: esconde e mostra os shapes do cenário
SHIFT+Q: renderiza a viewport selecionada.)
Shif+F: Safe Frame (quadro de segurança)
SHIFT+Z: desfaz as últimas ações da viewport

F3: smooth + highlights/wire frame
F4: edge face
F9: render
F10: render scene
F12: Transform type-in

w: select and Move
E: select and rotate
R: select and scale
H: select objects
O: para rapida visualização do's objetos na cena (Adaptive Degradetion)
J: para desmarcação de seleção (SELECTION BRACKETS)
I: centraliza a cena(vista) no cursor
Z para zoom do objeto selecionado em todas as viewports
x: esconde e mostra o gizmo (TRANSFORM GIZMO)

D: desabilita uma Viewport, é útil quando está trabalhando numa cena muito pesada, então, quando vai mover qualquer coisa demora até atualizar em todas as 4 vistas, você pode desabilitar algumas e deixar habilitada só a que estiver trabalhando no momento.
As viewports desabilitadas não serão atualizadas até que você selecione ela. "

V: aparece uma janela Pop-Up mostrando uma lista todas as viewports para vc escolher

BACKSPACE: remove
BOTÃO_DO_MEIO: (PAN view)

8: environment
9: advanced lighting
1,2,3,4 e 5: alterna entre os sub-objects. No caso de Editable Poly, é ativado os vertex,edge,border,polygon e element respectivamente.

Zoom na time-line: - Você irá pressionar ao mesmo tempo as teclas Ctrl + Alt e
-> segurar o clique do botão esquerdo do mouse sobre a time-line para arrastar a time-line para esquerda/direita (em direção ao frame inicial)
-> segurar o clique do botão direito do mouse sobre a time-line para arrastar a time-line para direita/esquerda (em direção ao frame final)
Ainda com o botão do meio presionado e as teclas ctrl + alt presionados, arrastando o maouse para direita ou esquerda teras a navegação entre os frames

Q - Selecionar Objeto
W - Mover Objeto
E - Rotacionar Objeto
R - Escalonar Objeto

R - almentar e diminuir o objeto
E - girar o objeto
M - Material Libraries.
C no Perspective - Camera 1

Botão central do mouse pressionado para mover a viewport
Botão central com ctrl para girar a vista